SuperAção SP - Jornada da Família e P&R

Para auxiliar os beneficiários do programa e suas famílias, descrevemos aqui a Jornada da Família no SuperAção SP:

  1. Seleção (CadÚnico): o processo começa com a identificação automática de famílias no Cadastro Único que residem nos municípios selecionados do Estado de São Paulo e possuem renda de até meio salário-mínimo nacional por pessoa.

  2. Visita e Diagnóstico: um Agente de SuperAção realiza a busca das famílias e aplica o questionário de diagnóstico para entender a realidade e os interesses da família.

  3. Adesão e Plano de Desenvolvimento Familiar (PDF): a família assina o Termo de Adesão e, em conjunto com o Agente, elabora o Plano de Desenvolvimento Familiar (PDF), que define os objetivos de curto e médio prazo.

  4. Trilhas e Módulos: a família pode iniciar sua trajetória pelos módulos: Proteger (serviços públicos), Desenvolver (capacitação estudantil e/ou profissional) ou incluir (trabalho e geração de renda), conforme definido em seu perfil.

  5. Objetivos e Incentivos: ao cumprir etapas importantes (como concluir um curso ou obter um emprego formal), a família recebe incentivos financeiros, previstos em lei.

  6. Autonomia e Graduação: o acompanhamento é concluído após a família atingir os objetivos de autonomia, podendo durar entre 24 e 30 meses no total.

Dúvidas Frequentes

O que é o programa SUPERAÇÃO SP?

É um Programa do Governo do Estado de São Paulo para apoiar famílias em situação de pobreza, auxiliando na conquista de sua autonomia. A família recebe orientação de um Agente de SuperAção e participa de cursos, atividades e serviços que ajudam no seu desenvolvimento.

Como o SUPERAÇÃO SP funciona?

O Programa está separado por duas trilhas possíveis, a depender da situação de cada família:

  • A Trilha de Superação foca na autonomia e conexão com o mercado de trabalho através de capacitação, apoio ao empreendedorismo e facilitação ao acesso a crédito.

  • A Trilha de Proteção Social é destinada a famílias com maior dificuldade de inclusão produtiva (como aquelas sem adultos em idade ativa ou com limitações de saúde), priorizando o acesso a serviços básicos e auxílios de transferência de renda.

Quais são as etapas do programa?

O Programa é estruturado em três módulos complementares:

  1. Proteger (fortalecimento de vínculos e acesso a serviços);

  2. Desenvolver (qualificação estudantil e/ou profissional); e

  3. Incluir (acesso ao mundo do trabalho e facilitação ao acesso a crédito).

Contato

Entre em contato para sugestões, críticas ou dúvidas pelo faleconoscosuperacaosp@fespsp.org.br

Ou, se preferir, pelo nosso WhatsApp: (11) 3123-7806

Canal de Denúncia

Conforme o Art. 12 do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, qualquer cidadão pode apresentar denúncia sobre a aplicação irregular dos recursos transferidos, conforme canais adiante:

Canal FGV: https://fespsp.org.br/fale-conosco/
Portal de Parcerias do Estado de São Paulo: http://www.parceriassociais.sp.gov.br/osc/

Transparência Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil: Esta página atende ao disposto nos Arts. 11 e 12 da Lei nº 13.019/2014 (com redação da Lei nº 13.204/2015).